Impressão Fine Art

O que não é:

“Fine Art” não é uma tecnologia de impressão nem um tipo de impressora, existem diversas tecnologias diferentes de impressão e podemos dizer que umas são mais apropriadas para impressão Fine Art do que outras, mas não existe uma tecnologia identificada como “Fine Art”.

Da mesma forma “Fine Art” não é um tipo de papel, embora também existam papéis mais ou menos adequados para esse tipo de impressão e alguns fabricantes rotulem os seus papéis dessa forma.

O importante é entender que uma impressão Fine Art não é feita apenas pela combinação do tipo da impressora com o tipo de tinta e o tipo do papel.

O que são?

São impressões de fotografias, desenhos, pinturas e arte digital realizadas por especialistas em impressão de arte, sob a orientação do artista, produzidas pelo processo de impressão que garanta a maior qualidade de imagem e a maior longevidade possível.

Na tecnologia atual isso significa impressões de deposição de pigmento mineral sobre papéis de fibra de algodão ou alfacelulose ou outras mídias de qualidade, utilizando o mais rigoroso gerenciamento de cor em equipamentos de última geração, sempre sob os cuidados e a atenção de especialistas em impressão de arte.

A preocupação com a longevidade das impressões é outro aspecto importante da impressão Fine Art e hoje chegamos a patamares nunca antes atingidos, com impressões certificadas para mais de 250 anos de permanência*.
* Respeitadas as devidas condições de exibição e armazenamento.

É o mesmo que “Giclée”?

O termo Giclée as vezes é usado para identificar um tipo de tecnologia de impressão, foi criado para evitar confusão entre esse sofisticado sistema e as impressões jato de tinta tradicionais. Mas o conceito de impressão Fine Art é mais específico, pois engloba outras características e evoca uma noção de qualidade que vai além da tecnologia de impressão.

Muitas impressões identificadas como Giclée são feitas em equipamentos e materiais destinados a impressão de publicidade e não de arte. Geram resultados visualmente aceitáveis, mas de pouca permanência devido ao tipo de tinta e mídia. Não seria errado dizer que nossas impressões Fine Art são feitas por um tipo de processo Giclée, mas nem todo processo Giclée pode ser considerado apropriado para impressão de arte ou chamado de impressão Fine Art.

Tamanhos:

Impressões de tamanhos que vão de 20 x 30cm ou de um A4 até painéis de 1,10 x 2,50m sem emendas, em tamanhos padronizados ou personalizados. Você não precisa adequar a sua imagem a um tamanho padrão, podemos imprimir qualquer tamanho ou proporção entre os tamanhos máximos e mínimos listados acima.

Papéis e outras mídias:

Papéis de fibra de algodão ou de alfacelulose com diferentes níveis de textura, gramatura e alvura, papéis resinados, telas (canvas) e muito mais, sempre provenientes dos mais respeitados fabricantes como Hahnemühle, Canson, Arches e Awagami. Veja a nossa lista de papéis aqui.

Para orçamentos e mais informações, entre em contato.